Band - Artes - 7° B - Grupo 1

4° Bimestre 2010















MASP - Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand

domingo, 9 de maio de 2010

Guiomar Novaes Por Vinicius nº29 7B



Guiomar Novais nasceu em São João de Bela Vista, Guiomar era a filha de Manoel José da Cruz Novaes e da Anna de Carvalho Menezes Novais. A família logo estabeleceu-se em São Paulo.
O
piano que estava na casa de Guiomar é utilizado nas aulas de suas irmãs, despertou o interesse de Guiomar, aos 4 anos começou a toca-lo de ouvido.Aos seis anos, a menina passou a tomar aulas com Eugenio Nogueira, e ingressou, por vontade própria, no jardim de infância. Desde os primeiros dias escolares,
acompanhava, ao piano, as canções entoadas pelas colegas.
Mais tarde, Guiomar Novais passou a tomar aulas com Luigi Chiaffarelli, um importante mestre italiano, considerado o responsável pelo seu desenvolvimento artístico.
Em 1902, com 8 anos, Guiomar Novais apresentou-se publicamente pela primeira vez como artista. Em outubro de 1909, com o auxílio do Governo do Estado de São Paulo, partiu para a Europa, para estudar em Paris.
Em
1914, com o surgimento da Primeira Guerra Mundial, Guiomar cancelou todos os compromissos na Europa e continuou apresentando-se no Brasil.Em 1915, fez sua estreia nos Estados Unidos, onde realizou fantástica temporada, tocando em Nova Iorque, Boston, Chicago, Norfolk, Newport e outras cidades norte-americanas, sendo aclamada pela crítica estadunidense, que a chama de Lady of the Singing Tone.

Em janeiro de 1979, a pianista sofreu um derrame cerebral e seu estado de saúde passou a inspirar cuidados. Guiomar Novais faleceu em 7 de março de 1979, aos 85 anos, às oito horas da noite, em São Paulo, vítima de infarto do miocárdio. Todos os grandes jornais americanos publicaram um anúncio fúnebre intitulado In Tribute to GUIOMAR NOVAES(Em Homenagem a Guiomar Novaes). Seu velório aconteceu na Academia Paulista de Letras. Foi enterrada no Cemitério da Consolação, em São Paulo, em 8 de março, ao som da Marcha Fúnebre, da Sinfonia Eroica, de Beethoven.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guiomar_Novais

Eu postei a minha pesquisa de blog aqui no dia 25/04 ás 14:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário