
O MASP foi fundado em 1947, idealizado por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi.
Sua atual sede na Av. Paulista foi inaugurada em 1968. O projeto é de Lina Bo Bardi.
Assis Chateaubriand era empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. A princípio, instalou-se em quatro andares do prédio dos Diários Associados, que pertencia a Chateaubriand.
As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas pessoalmente por P. M. Bardi na Europa. Chateaubriand era conhecido como Chatô, usava seu prestígio político-empresarial entre os grandes empresários da época para arrecadar os recursos para a aquisição das obras.
Como São Paulo era na época a grande capital financeira, principalmente devido a circulação do dinheiro das indústrias e do café, decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade.
A nova e atual sede, na Avenida Paulista, foi projetada por Lina Bo Bardi.A prefeitura de SP - doadora do terreno fez uma exigencia : a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira teria de ser preservada, através do vale da avenida 9 de Julho. Por isto demorou 12 anos entre sua concepção e inauguração.
Assim nasceram as quatro colunas do atual museu com um vão livre de 74 metros, assim nasceu um dos cartões postais da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1968.
A inauguração do novo prédio contou com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, além das maiores autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular em frente ao edifício.
Como o prédio foi projetado suspenso pelas duas colunas e a vista da Paulista para o centro da cidade fosse preservada, foi concebida uma esplanada abaixo do edifício. Conhecida hoje como “vão livre”, havia sido idealizada por Lina como uma grande praça para crianças, famílias, com brinquedos e muitas plantas.
As colunas do edificio foram pintadas de vermelho somente em 1990 na ocasião dos 40 anos do museu, em parceria com a empresa Suvinil, obedecendo o projeto original de Lina Bo Bardi.
Postado Por Arthur Campedelli T de Carvalho 7° B # 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário